Projeto 1 (2011/1 – 2013/1)
O Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Cursos (SAAS), inicialmente, teve como finalidade ser uma ferramenta de suporte à gestão e docência das instituições integrantes do programa, nomeado na época, Sistema e-Tec Brasil. O SAAS foi desenvolvido em 2010 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a SETEC, com recursos financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A primeira versão do sistema foi a construção do Módulo de Avaliação. Neste módulo foram consideradas três dimensões – Cursos, Polos e Disciplinas – para avaliação dos cursos técnicos a distância do Sistema e-Tec Brasil. A Figura 3 apresenta os focos e dimensões implementados na primeira versão do sistema do SAAS.
Figura 3: Focos e dimensões avaliativas consideradas pelo SAAS
O SAAS foi desenvolvido com base em três princípios: flexibilidade para suportar adequações às variações nas demandas; abrangência na coleta e agilidade nos resultados e, não menos importante, a transparência ou democratização no acesso aos resultados.