Projeto 2 (2013/2 – 2015/2)
Neste TED foi desenvolvida uma versão ampliada do SAAS que passou a ser composto por três módulos: Avaliação, Egressos e Evasão. Além disso, foi desenvolvido um conjunto de webservices, uma interface de entrada de dados alternativa, para permitir a integração de dados de avaliadores cadastrados em qualquer sistema ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que a instituição possuísse. Utilizando os webservices desenvolvidos, outra equipe do SAAS implementou um plugin para o Moodle. Este plugin foi instalado em várias instituições com diferentes versões do Moodle, o que facilitou a transmissão de dados de estudantes, professores e tutores para o SAAS. A Figura 4 ilustra a arquitetura do SAAS neste TED.
Figura 4: Módulos novos no SAAS: Egressos e Evasão
O Módulo Egressos visa levantar dados e informações da atuação profissional dos egressos no mundo do trabalho, são quatro etapas de acompanhamento ao longo de dois anos após sua certificação. O conjunto de informações obtidas dos egressos é de fundamental importância na compreensão de como deve ser o processo de ensino-aprendizagem ao longo de sua trajetória na instituição de ensino, alcançando as competências profissionais necessárias para o exercício da profissão. Este módulo considera que o egresso pode estar inserido no mundo do trabalho em uma de quatro classes distintas: a) Trabalhando; b) Estudando; c) Nem trabalhando e nem estudando (desempregado); e d) Trabalhando e estudando (Figura 5). As questões de acompanhamento são específicas para cada classe de egressos.
Figura 5: Módulo de Acompanhamento de Egressos
O Módulo Evasão é alimentado com informações do Módulo Avaliação (autoavaliação discente no curso em termos de motivação, dedicação e esforço) e com informações do Moodle (notas e último acesso ao ambiente virtual). Este módulo informa aos coordenadores de cursos, através de indicadores, quais cursos, ofertas e polos apresentam uma possibilidade maior de evasão. Assim, é possível apoiar os coordenadores nas ações e iniciativas de prevenção do abandono discente no curso (Figura 6).
Figura 6: Módulo Evasão